Como definir palavras-chave para anúncios do Google Ads

Compartilhe esse post:

Se você anuncia no Google Ads ou está prestes a mergulhar nesse mundo, é essencial dominar a estratégia de escolher as palavras-chave certas. Afinal, é assim que você vai realmente obter resultados impactantes. E para te ajudar a entender tudo sobre isso, vou te mostrar como definir palavra-chave para os seus anúncios no Google Ads, para impulsionar sua visibilidade e alcançar seu público-alvo com precisão.

Entenda o poder da palavra-chave e a relação o com seu público-alvo

As palavras-chave são os pilares dos seus anúncios no Google Ads. Elas são os termos que as pessoas digitam nas pesquisas e que faz com que o seu anúncio apareça, seja exibido para o seu público. Sendo assim, escolher as palavras-chave corretas é o primeiro passo para garantir que seus anúncios sejam relevantes e alcancem as pessoas certas.

Mas para conseguir aparecer para quem pode comprar do seu negócio, é crucial entender quem é seu público-alvo e qual é o seu nicho de mercado. Quem são seus clientes ideais? Quais são os problemas que seu produto ou serviço resolve? Quanto mais claro você tiver essas respostas, mais direcionadas serão suas escolhas de palavras-chave.

Liste palavra-chave relevante e utilize o Planejador do Google

O primeiro passo é criar uma lista de palavras-chave relevantes para o seu negócio. Nesse momento é importante tentar se colocar no lugar do seu público e pensar em termos que ele usaria para buscar seu produto ou serviço. Não se preocupe em filtrar ainda, o objetivo aqui é criar uma lista abrangente.

E para listar termos relacionados à sua lista, utilize a ferramenta Planejador de Palavras-chave do Google, que é uma bênção para os profissionais de Marketing. Insira suas palavras-chave na ferramenta e obtenha sugestões de termos relacionados, além de descobrir também o volume de busca e a concorrência. Isso ajudará a refinar sua lista e escolher palavras-chave com bom potencial de tráfego.

Não sabe como usar o Planejador de palavra-chave? Assista este vídeo e aprenda!

Use termos maiores e variações

Além das palavras-chave genéricas, considere as palavras-chave de cauda longa, que são frases mais específicas e detalhadas. Embora o volume de busca seja menor, a concorrência também é menor, o que pode resultar em um tráfego mais qualificado.

Também é importante enriquecer sua lista de palavras-chave pesquisando sinônimos, variações e termos relacionados. Isso amplia sua cobertura e garante que você alcance diferentes nuances da busca do usuário.

Considere a intenção de busca do seu público

Pense nas intenções por trás das buscas. Alguém buscando “melhores tênis para corrida” pode ter uma intenção diferente de alguém buscando “onde comprar tênis de corrida”. Adaptar suas palavras-chave a diferentes intenções pode melhorar a relevância do seu anúncio.

Então, sempre que for criar uma lista de palavras-chave, leve em consideração o que realmente o seu público quer. Esse comportamento das pessoas acontece há algum tempo, pesquisar “calça” quando na verdade a intenção de compra é, por exemplo, “calça jeans preta skinny tamanho 42”. O Google percebeu esse hábito e adaptou-se a isso, e por isso saber o desejo de compra do público-alvo é tão relevante.

Refine e atualize sua lista regularmente

A pesquisa de palavra-chave não é um processo único. O comportamento de busca evolui, assim como as tendências do mercado. Portanto, revise e atualize sua lista de palavras-chave regularmente para continuar atingindo seu público de maneira eficaz.

E apesar de a melhor ferramenta para atualizar sua lista seja o Planejador de Palavra-chave do Google, explore outras como o Ubersuggest, SEMrush e Ahrefs para obter mais ideias de palavras-chave relevantes e até mesmo analisar a estratégia de palavras-chave da concorrência.

 
Quer descobrir como analisar suas palavras-chave? Saiba aqui como faço:

Analise a Concorrência

Observe os anúncios da concorrência, até porque não basta apenas escolher as melhores palavras-chave. É essencial conhecer seu adversário para ter insights valiosos sobre quais termos eles estão utilizando. Não é para copiar, mas sim usar as informações para entender as tendências do mercado e descobrir o que talvez você não tenha considerado. 

E como é possível fazer isso? Existe um jeito bem simples de saber como estão os anúncios dos negócios que concorrem com o seu e já tenho um vídeo que te ensina como fazer!

Com essas dicas, você vai estar pronto para definir palavras-chave que vão impulsionar seus anúncios no Google Ads. Mas não se esqueça que, a pesquisa de palavras-chave é uma tarefa contínua que requer estratégia, análise, adaptação e criatividade. 

Eleve suas habilidades na escolha de palavras-chave e alcance novos patamares em suas campanhas no Google Ads. Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, não deixe de conferir meu curso gratuito sobre palavras-chave. Prepare-se para aprimorar suas estratégias e impulsionar o sucesso de suas campanhas. Tenha um caminho de aprendizado consistente e alcance resultados excepcionais!

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Especialista em Marketing Digital e Google Ads que já ajudou +10 mil negócios em 23 países a venderem no Google Todos os Dias.